top of page

A descoberta e uso de terapêuticas moduladoras da resposta imunológica têm sofrido uma evolução exponencial nas últimas décadas, com uma aplicabilidade de forma transversal em diferentes áreas da Medicina.

​

​

A unidade de formação de imunoterapia e imunomodulação visa melhorar a compreensão dos mecanismos de modulação imunológica e promover a aquisição de conhecimento relativo às estratégias que promovem imunomodulação através do reconhecimento dos mecanismos imunológicos, dos alvos terapêuticos e a aplicabilidade clínica da imunoterapia e imunomodulação. Permite adicionalmente desenvolver novas competências no manejo destas terapêuticas na prática clínica, usando modelos clínicos transversais da prática médica.

​

​

Esta unidade tem duração de 54 horas, tem avaliação e encontra-se creditada com 2 Créditos ECTS pela Universidade do Porto.

​

​

Funciona em regime de e-learning, presencial e à distância, sendo lecionada em português e inglês.

​

O programa  tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) 

​

​Entidade organizadora: Serviço de Imunologia Básica e Clínica do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina e Universidade do Porto

bottom of page